sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lenda do Açaí

Conta-se que na zona onde se encontra principalmente o Açaí, vivia há muito tempo uma tribo numerosa. No entanto, na altura, esta tribo foi afligida por uma época de fome tão grande que o chefe da tribo ordenou que todos os recém-nascidos fossem mortos à nascença porque não havia como sustentar todos os membros da tribo. Assim aconteceu também quando nasceu a neta do chefe da tribo.
A mãe, Iaça, rezou aos deuses para que estes pudessem mostrar uma solução ao chefe da tribo para acabar com a matança das crianças. Uma noite, pensou ver a sua filha ao pé duma palmeira alta e esguia, carregada de pequenos frutos roxos, com um sorriso na cara. Correu para a sua filha mas no momento em que quis abraça-la, este desapareceu.
No outro o dia, o chefe da tribo encontrou Iaça morta, abraçada à palmeira, com um sorriso na cara. Ordenou que se retirasse todos os frutos da palmeira e que se fizesse um vinho em honra de Iaça. Deu a este vinho o nome de Açaí em honra a sua filha e a partir daí conseguia sempre alimentar o seu povo, acabando com a matança. O fruto também é conhecido pelo nome indígena de “iça-çai”, “a fruta que chora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário