terça-feira, 24 de maio de 2011

“Que lugar mágico”, disse Gisele Bündchen sobre Amazônia




A top Gisele Bündchen visitou recentemente a Amazônia e se encantou com o lugar. A modelo, que veio participar de eventos relacionados à proteção do meio ambiente publicou uma mensagem na última quinta-feira (19) em seu blog oficial. Gisele falou sobre a importância da causa e ainda descreveu a viagem como uma “experiência inesquecível”.
Foto: Divulgação – Blog Oficial
“Inspiração maior ainda tive nesses últimos dias, quando tive a oportunidade de visitar a Amazônia. Que lugar mágico! Cheio de histórias e lendas, que une povos de culturas tão diferentes. Quando você pisa nessa terra é difícil explicar o sentimento e a grandiosidade desse lugar. Uma imensidão que traz paz interior. Poder ver, ouvir e sentir a natureza em sua forma mais pura e simples e, ao mesmo tempo, tão rica e grandiosa me deu uma vontade ainda maior de gritar para o mundo que precisamos preservá-la”, relatou.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 de Maio - Abolição ou Acerto?



Uma versão sobre o 13 de maio


          A lei Áurea foi o coroamento da primeira mobilização nacional da opinião pública, na qual participaram políticos e poetas, escravos, libertos, estudantes, jornalistas, advogados, intelectuais e operários. Esse 13 de maio, (que já foi feriado nacional durante a República Velha), da princesa Isabel de Bragança (filha do Imperador Dom Pedro II), que estudamos na escola primária é o 13 de maio da doação da liberdade, e ressalta o apoio dado por muitos brancos da época à abolição da escravatura.







Uma segunda versão

Os militantes do atual movimento negro no Brasil evocam um outro 13 de maio, que vê a abolição, em 13 de maio de 1888, como sendo um "golpe branco" visando frear o avanço da população negra, na época, uma minoria oprimida.


 Consenso na história contemporânea: 

          Todo o processo da abolição no Brasil foi lento e ambíguo, pois, como afirma José Murilo de Carvalho: "A sociedade estava marcada por valores de hierarquia, de desigualdade; marcada pela ausência dos valores de liberdade e de participação; marcada pela ausência da cidadania". Hoje, ainda, segundo Murilo de Carvalho,  a  "carga de preconceitos que estruturam nossa sociedade, bloqueiam a mobilidade, impedem a construção de uma nação democrática".

O Post de hoje foi retirado do blog
http://camasi2010.blogspot.com/


Os dados aqui apresentados estão referendados nos endereços abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abolicionismo_no_Brasil
http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/abolicao.htm